ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DE CONSELHEIROS TUTELARES

CONHEÇA OS CANDIDATOS E CONFIRA OS LOCAIS DE VOTAÇÃO

Postada em 18 set 2019

Eleição acontecerá no dia 6 de outubro, das 8h às 17 horas. Quinze candidatos concorrem as vagas

A eleição unificada para escolha dos novos conselheiros tutelares de Foz do Iguaçu acontecerá no dia 6 de outubro (domingo), das 8h às 17 horas, em vinte escolas municipais de todas as regiões da cidade.

Ao todo, 47 urnas eletrônicas serão utilizadas no pleito, que contará com a participação de 200 mesários, além da comissão organizadora. De acordo com o CMDCA, estão aptos para votar em Foz do Iguaçu, 168.622 eleitores. Cada morador terá direito a escolher um membro para o Conselho Tutelar, e para isso, basta digitar o número do candidato na urna. Para votar, é necessário estar em dia com a situação eleitoral, apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

“Começamos a divulgação do processo eleitoral na semana passada via redes sociais e também estamos fazendo uma força tarefa de divulgação dos locais de votação nas escolas, em locais públicos e também na imprensa”, disse a vice-presidente do CMDCA, Mábile Caetano Cazela.

Segundo ela, os 15 candidatos a conselheiros tutelares também estão autorizados a realizarem as campanhas via redes sociais. “Este é o momento para buscar informações sobre os candidatos para fazer uma escolha consciente no dia da eleição. Mesmo sendo o voto facultativo, a ampla participação da população é importante para garantir maior legitimidade de atuação dos conselheiros eleitos”, afirmou.

Seleção
O processo de escolha dos conselheiros tutelares teve início em julho deste ano e é composto por três fases: prova de conhecimentos gerais e específicos (28/07), comprovação de experiência na área (12 a 16/08) e eleição unificada, no dia 6 de outubro. Dos 108 candidatos que fizeram a prova, 18 foram aprovados para a segunda fase, e 15 habilitados para concorrer às eleições.

Esta é a primeira vez que o CMDCA contratou uma empresa especializada para a elaboração das provas. A legislação municipal também alterou de ensino fundamental para ensino médio o grau de escolaridade para o cargo. Além disso, os candidatos precisaram comprovar experiência mínima de um ano na área de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Qualificação
Após a eleição, será ofertado pelo CMDCA um curso de formação inicial com carga horária de 40 horas, tendo como exigência a frequência mínima de 75% e participação efetiva dos eleitos, titulares e suplentes, de caráter eliminatório. Serão eleitos 10 conselheiros tutelares para o mandato de quatro anos (2020-2023), cinco para o Conselho 1 e cinco para o Conselho 2. A remuneração do conselheiro é de R$ 4.220,07 para 40 horas semanais.

Locais de Votação

Região Sul
Escola Municipal Adele Zanotto (CAIC)
Escola Municipal Vinicius de Moraes
Escola Municipal Augusto Werner

Região Oeste
Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza
Escola Municipal Elenice Milhorança
Escola Municipal Julio Pasa

Região Norte
Escola Municipal Jorge Amado
Escola Municipal Monteiro Lobato
Escola Municipal Prof. Josinete Holler Alves dos Santos
Escola Municipal Arnaldo Isioro de Lima

Região Nordeste
Escola Municipal Três Bandeiras
Escola Municipal João Adão da Silva
Escola Municipal Rosália de Amorim Silva
Escola Municipal João da Costa Vianna

Região Leste
Escola Municipal Duque de Caxias
Escola Municipal Erico Veríssimo
Escola Municipal Irio Manganelli (Caic)
Escola Municipal Carlos Gomes

Região Central
Escola Municipal Lucia Marlene Penna Nieradka
Escola Municipal Jardim Naipi

Candidatos(as) ao Conselho Tutelar

106 - ANA CAROLINA M B S DE ALMEIDA
117 - CLAIR DOS SANTOS
123 - MILICO
143 - JAIRO CARDOSO
147-PROFESSOR JOEL
152 - JOSE WILSON TEODORO DE SOUZA
155 - LEILIANE XAVIER A. ALMEIDA
163 - MARCIO ANDRE M. DA ROSA
169 - MIRNA UTZIG
180 - PAMELA FERREIRA
182 - RAFAELA DOTTI CHIOQUETTA
184 - RENATA CARDOSO MACEDO
188 - RITA SOARES
191 – CRIS PAIVA
197 - SILVANA ANGELINA V. RODRIGUES
AMN

CONFIRA A REPORTAGEM EM ÁUDIO

Comentar


Publicidade