FOZ DO IGUAÇU INAUGURA UPA COM GARANTIA DE CUSTEIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

urante a inauguração do novo centro de urgência e emergência 24 horas, o Ministro da Saúde Ricardo Barros garantiu o repasse mensal para ajudar Foz melhorar a capacidade de atendimento pelo SUS

Postada em 03 out 2017

O governo municipal de Foz do Iguaçu inaugurou no sábado (30) a nova UPA do Morumbi. O prefeito Chico Brasileiro, o vice-prefeito Nilton Bobato e a secretária municipal de Saúde Inês Weisemann receberam a vice-governadora Cida Borghetti e o Ministro da Saúde Ricardo Barros para a cerimônia. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Rogério Quadros e demais vereadores, diretores e secretários municipais além de membros da comunidade da região.

A UPA leva o nome do médico pediatra Dr. Walter Cavalcanti Barbosa que prestou anos de sua profissão atendendo pelo município, prestando também trabalho voluntário na APMI, antes de seu falecimento. A esposa, filha e netas do pediatra receberam homenagens durante a cerimônia de inauguração.

Dr. Walter Cavalcanti Barbosa, médico pediatra que teve serviços prestados no Município desde 1974, sendo servidor federal desde 1975, convidado a trabalhar para o Município de Foz como médico pediatra, se aposentou em 2008 e prestou voluntariado às crianças da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) até 2016, ano de seu falecimento.

O ministro visitou as novas instalações e garantiu o repasse mensal a Foz. “O Ministério da Saúde garante o custeio. Estamos com toda documentação tramitando e essa parceria é importante para ajudar Foz do Iguaçu a melhorar e ampliar os atendimentos pelo SUS”, disse Ricardo Barros.

A entrega da unidade foi um pedido especial do prefeito para poder bem atender a população. O local passou por uma série de reformas e ampliações. O Ministério da Saúde vai aportar em torno de R$ 500 mil/mês, custeio que foi possível porque a Prefeitura realizou as mudanças necessárias na estrutura, adquiriu móveis e equipamentos novos de urgência e emergência, equipando todas as salas.

“Agradeço a todas as parcerias, desde o governo do Estado ao Ministério da Saúde que estão olhando para nossa cidade com maior zelo e preocupação. Estamos devolvendo a população uma unidade nova que foi planejada e executada pensando na população e naquelas pessoas que mais precisam. Agora teremos aqui um centro 24horas, com mais estrutura e condições de atender bem à comunidade. Estamos nos empenhando para cuidar do dinheiro da população investindo nas áreas como a da Saúde”, destacou Chico Brasileiro.

Estrutura

A unidade será considerada de porte III, com 26 leitos disponíveis, divididos entre os leitos pediátricos, para adultos e os de isolamento. A previsão inicial é de realizar em torno de 10 mil atendimentos por mês, podendo atender além da população do Morumbi, pacientes da região sul da cidade. A nova unidade já disponibiliza uma farmácia básica, que funciona dentro da unidade, Raio X, central de esterilização e central de epidemiologia, consultórios médicos, salas de enfermaria e hidratação. Além da sala de recepção e ambiente climatizado.

Ainda de acordo com o prefeito, a nova UPA é um marco na qualidade de atendimento em saúde em Foz. “Estaremos disponibilizando diversos exames e todos os recursos fundamentais para que a população seja atendida de maneira ágil e eficiente. A unidade está muito bem localizada, no coração de um dos bairros mais populosos de nossa cidade, com acesso facilitado para todas as regiões. Temos a certeza de que todo esforço empregado nessa obra será recompensado com a melhoria na atenção das pessoas que necessitam de um atendimento mais urgente”, ressaltou Chico Brasileiro.

Presenças

A cerimônia foi marcada também pela presença dos vereadores Kako, Tenente Cel. Jhanke, João Miranda, Marcio Rosa, Celino Fertrin, Jeferson Brayner, Nanci Rafain, Rosane Bonho e Eliseu Liberato. O promotor Luiz Marcelo Mafra e o Assessor do Diretor Geral de Itaipu, Alexandre Teixeira também acompanharam a inauguração.
AMN

CONFIRA A REPORTAGEM EM ÁUDIO

Comentar


Publicidade