III Semana Acadêmica de Serviço Social - UNILA

De 14 a 18 de Outubro

Postada em 03 out 2019

A III Semana Acadêmica do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), que ocorrerá nos dias 14 a 18 de outubro de 2019, traz como tema central desta edição: “(Re)configurações do Trabalho e da Questão Social na Contemporaneidade e seus impactos na Formação Profissional”. O evento acontecerá no campus Jardim Universitário (Unila), é aberto ao público e totalmente gratuito. Seu processo de construção se deu em Assembleias Gerais dos estudantes do curso, em colegiado acadêmico pelo corpo docente e em reunião geral das comissões da III Semana Acadêmica, se mostrando uma construção coletiva.

Para fazer a inscrição no evento clique aqui: https://www.even3.com.br/semanaacademicasesounila2019/

Pretende-se propor atividades que sejam sumamente importantes para o desenvolvimento dos estudantes do curso, pensadas para eles e por eles, e que também agreguem no conhecimento e discussões de demais sujeitos interessados em participar.
Debruçando-nos sobre temáticas que comportem às demandas (re)estabelecidas quanto ao desenvolvimento do trabalho profissional do(a) assistente social, com a tentativa, limitada, de contemplar uma visão latino-americana. Incluindo ao debate as flexibilizações e alterações realizadas historicamente, não somente na profissão em questão, mas em toda a divisão social e técnica do trabalho presente no modo de produção operante, reconhecendo os interesses presentes para tais (re)configurações. Podendo assim interpretar como a Questão Social influencia e é influenciada, através de suas manifestações materializadas na região Latino Americana. E, como também, são impactadas as problemáticas e realidades postas sob a formação profissional nesta profissão, contemplando principalmente o processo de formação dos estudantes de Serviço Social na UNILA.

A arte gráfica dessa edição tem como inspiração o processo de avanços tecnológicos, que no decorrer dos anos é marcada também por noticiar e ser partícipe nos desdobramentos da exploração capitalista na América Latina. Exploração esta que também serviu de inspiração para a criação da arte. Portanto, ela busca por descrever, em formato de linha do tempo, como historicamente essas novas configurações de trabalho, cada vez mais flexibilizadas, vêm se chocando com os avanços dos processos tecnológicos que se posicionam socialmente no cotidiano das pessoas. Acontecimentos que o Serviço Social deve também debater, já que são evidenciadas cotidianamente no desenvolvimento profissional por expressões da Questão Social que se apresentam com respingos da realidade descrita.

Sobre o Serviço Social:

O Serviço Social ou Trabajo Social é uma profissão reconhecida mundialmente e tem forte presença na América Latina. Sua concepção teórica está alocada nas Ciências Sociais Aplicadas e tem como objeto de trabalho a Questão Social. É uma profissão que nasce nas contradições da relação capital x trabalho, do pauperismo produzido pela revolução industrial e posteriormente pelo avanços das sociedades divididas em classes dentro do sistema capitalista. Atualmente, depois de muitos avanços e lutas se tornou uma das principais profissões de intervenção social, ferramenta de garantia de direitos humanos e que luta contra a violação destes.

Veja a programação completa:

Dia 14 de Outubro (segunda-feira)

14h às 17h30 - JU - Sala C214 - Mini-curso 01: Os desafios para a construção de uma política de estágio supervisionado em Serviço Social na UNILA

 Mabile Caetano Cazela (NUCRESS – CRESS- PR)
 Solange Silva dos Santos Fidelis (Representação da Supervisão de estágio ABEPSS)
 Thais A. Riolfi Peres (Departamento de Estágio e Atividades Complementares - DEAC UNILA - PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação)
Mediadores: Professora Elmides Araldi (UNILA)

19h às 19h30 – JU – Auditório Martina C309 - Apresentação Artística com o grupo: Maracatu Alvorada Nova

Mesa de Abertura com Representação PROGRAD; ILAESP; NUCRESS/Região Foz; Coordenação de Curso Serviço Social e Centro Acadêmico.

19h45 às 21h30 - JU – Auditório Martina C309 - Mesa 01 - As Novas Configurações do Mundo do Trabalho: Desafios para o Serviço Social no Século XXI

 Palestrante: Alfredo Aparecido Baptista - Prof. Doutor Unioeste Toledo-PR
Mediadora: Daiane Vidal

Dia 15 de Outubro (terça-feira)

16h30 às 18h30 – JU - Sala C213 - Mini-curso 02: Roda de Conversa “Movimentos Juvenis e Trabalho Social”
Facilitadores:
 Karoline Bahnert e Waleska Silva (UNILA) - Movimento de Ocupações das Escolas do Paraná (2016)
 Vilma Jara da Silva - Executiva Nacional de Estudantes do Serviço Social (ENESSO)
 Irene Clementina Esquivel de Movimiento Reacción Juvenil de Paraguay
Mediadora: Cristiane Sander

19h às 19h30 – JU – Auditório Martina C309 - Apresentação Artística com o grupo: Samba com Paulo Silva, Dâmaris Starling e Rubia Paiva.

19h30 às 21h30 – JU - Auditório Martina C309 - Mesa 02: Formação Profissional em Serviço Social: Uma Relação Necessária com a Educação Popular.
Palestrantes:
 Discente Ana Raquel Alves e Professora Lívia Morales (Grupo de pesquisa Pedagogias Contra-hegemônicas na América Latina)
 Rose Noeli Dos Santos (Ocupação Bubas)
Mediador: Airton Foss

Dia 16 de Outubro (quarta-feira)

14h30 às 17:00 – JU - Sala G 1 - Mini-curso 03: A Ferramenta Mídia: A Comunicação como um Direito no Debate da Questão Social
Facilitadora: Cinthya Paiva ( Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social) + debate sobre a temática
Mediador: Discente Felipe Garcia

19h às 19h30 – JU - Auditório Martina C309 - Apresentação Artística com o grupo Coral da Associação Fraternidade Aliança (AFA)

19h30 às 21h30 – JU - Auditório Martina C309 - Mesa 03: Procesos de Trabajo de los Trabajadores Sociales en Argentina, en Brazil y en Paraguay: Mirando Desde las Bases.
Palestrantes:
 Paraguay: Norma Benita Duarte Centurión (Trabajadora Social de Asociación Callescuela)
 Argentina: Claudia Rosana Bogado (Professora de Trabajo Social de la Universidad Nacional de Misiones UNAM)
 Brasil: Rosângela Alves de Oliveira (Profa Dra. em Serviço Social da UFRN)
Mediadores: Édina Vergara e Julia Cardozo

Dia 17 de Outubro (quinta-feira)

15h às 19h00 – JU - Hall de entrada - Exposição de Banners do curso de Serviço Social (UNILA) Facilitadores: Professoras Talita de Melo Lira, Édina Vergara e Maria Geusina da Silva (UNILA)

19h às 19h30 – JU – Auditório Martina C309 - Exposição Artística com Dady (Haiti)

15h30 às 17h30 – JU - Sala C210 - Mini-curso 04: Serviço Social e questões ambientais
Palestrante:
 Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves - Profa Dra. UFAM
Mediadora: Talita de Melo Lira - Profa Dra. UNILA

19h30 às 21h30 – JU - Auditório Martina C309 - Mesa 04: Serviço Social e questões socioambientais
Palestrante:
 Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves Profa Dutora UFAM
 Talita de Melo Lira - Profa Dra. UNILA

Dia 18 de Outubro (sexta-feira)

19h às 19h30 – JU – Auditório Martina C309 - Apresentação Artística com o grupo: Elenco Folclórico Latino-americano

19h30 às 21h – JU - Auditório Martina C309 - II Seminário de Serviço Social e desafios contemporâneos. Mesa 05: Seminário de Serviço Social e desafios contemporâneos
Palestrante:
 Esther Lemos - Profa Dra. Unioeste Toledo
Mediadora: Maria de Lourdes Aquino Echeguren

21h30 às 24h – Centro de Foz do Iguaçu - Bar Soy Loco Por Ti - I Samba do Trabalhador com o grupo de Samba Paulinho Silva e @s camaradas. (Confraternização de encerramento). Endereço Bar Soy Loco Por Ti: Rua Engenheiro Rebouças 847 - Foz do Iguaçu-PR

CONFIRA A REPORTAGEM EM ÁUDIO

Comentar


Publicidade