UPA DO MORUMBI

Em 1 mês de funcionamento foram registrados 9.060 atendimentos, sendo 5.369 só de adultos com pouca urgência

Postada em 08 nov 2017

Desde que foi inaugurada em 30 de setembro, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Dr. Walter Cavalcanti Barbosa, a UPA do Morumbi, já realizou mais de 9 mil atendimentos. No total são 9.060 atendimentos no período que compreende de 30/09 à 31/10. Destes, 5.369 foram atendimentos específicos à adultos, mas classificados como pouca urgência e não urgência.

De acordo com a Direção de Urgência e Emergência, além das consultas, durante o mês de outubro também foram realizados 660 exames de raio X, de pacientes atendidos na UPA do Morumbi e 872 pedidos de exames como hemograma, exames bioquímicos e de urina, feitos no laboratório municipal.

O registro dos atendimentos é feito no ato da chegada do paciente à recepção e após o atendimento clínico feito pelo médico. A coordenação das unidades mantém atualizados os registros de atendimento para ter um controle preciso das pessoas que estão sendo atendidas e do grau de classificação de risco de cada uma delas.

A UPA Dr. Walter Cavancanti conta com cinco médicos no período da manhã, seis no período da tarde e mais cinco médicos à noite, sendo generalistas e pediatras, pelas escalas, dois pediatras por período.

Nova unidade

A UPA do Morumbi foi inaugurada no final de setembro. O espaço passou por uma série de reformas e ampliações para que o Município pudesse transformar em pronto-atendimento 24 horas. A UPA conta com a sala ampla de recepção, ambiente climatizado, salas de consultas médicas, de hidratação, repouso, esterilização, central de epidemiologia, Radio X, mais de 20 leitos para adultos e para crianças, dois leitos de isolamentos e quatro leitos de emergência, classificados como ala vermelha.

O local também tem uma farmácia básica que já está disponível para a retirada de medicamentos, dependendo da necessidade e dos encaminhamentos de cada paciente.

A entrega da nova unidade foi realizada no dia 30 de setembro com a participação do Ministro da Saúde Ricardo Barros e da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, com a presença do prefeito Chico Brasileiro e demais autoridades no Município. O Ministério da Saúde já garantiu o aporte em torno de R$ 500 mil/mês, custeio que foi possível porque a Prefeitura realizou as mudanças necessárias na estrutura durante o período em que manteve a unidade fechada, adquiriu móveis e equipamentos novos de urgência e emergência para atender a população.
A UPA do Morumbi está localizada na Avenida Mario Filho, 1445, Morumbi I. Atende de domingo à domingo, 24 horas.
AMN

CONFIRA A REPORTAGEM EM ÁUDIO

Comentar


Publicidade